Rádio Guaíba: Agentes penitenciários podem entrar em greve no RS

404
IMAGEM ILUSTRATIVA
IMAGEM ILUSTRATIVA

Servidores da Susepe tem assembleia hoje e proposta de greve será colocada em votação

Agentes penitenciários do Estado agendaram para o início desta tarde uma assembleia extraordinária e na pauta de discussões esta a possibilidade de greve da categoria. A decisão ocorre um dia após encontro dos servidores com o secretário da Segurança, Cezar Schirmer, que recebeu uma série de cobranças como a garantia de promoções, a partir de novembro, realização de concurso público e regulamentação de porte de arma através de decreto do governo. Uma das principais queixas envolve o parcelamento de salários e os profissionais também exigiram melhores condições de trabalho.

Mesmo que o secretário tenha se comprometido em responder com celeridade quais demandas podem ou não ser atendidas, a insatisfação dos agentes penitenciários com o serviço público é anterior à chegada de Schirmer no comando da Pasta.

O alerta é do presidente da Amapergs Sindicato, que representa os agentes penitenciários, ao afirmar que o governador José Ivo Sartori segue sem respeitar decisões judiciais determinando o pagamento em dia. Flávio Berneira sustenta que o descumprimento de ordens judicias, que resultam na continuidade de atrasos salariais, é uma justificativa para eventual paralisação.

“O bloco da Segurança Pública permanece totalmente mobilizado e estamos percorrendo todo o Estado nas mais diferentes comarcas. Estamos denunciando aos próprios juízes o desrespeito do governador com a Justiça e o funcionalismo. Não sabemos nem se teremos o décimo terceiro salário e, por isso, a greve está em pauta”, adiantou.

A assembleia dos agentes da Susepe será realizada a partir das 14h, no auditório do Cpers, no Centro da Capital.

Fonte:Voltaire Porto / Rádio Guaíba