2º RPMON: Curso de doma racional amplia os conhecimentos de policiais militares integrantes do Pelotão Hipo

foto65359-gUma das frações mais conhecidas da Brigada Militar: o Pelotão Hipo, lotado no 2º Regimento de Polícia Montada, em Livramento é a manutenção de uma reverência ancestral às próprias origens cavaleiras dos brigadianos. Para melhor lidar com os equinos, em contínua parceria, ao longo de 5 anos com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural, mais uma edição, a 12ª, do Curso de Doma Racional foi iniciada no quartel da BM no período de 7 até o vindouro 14 de novembro, com carga horária de 64 horas e instrução a cargo do médico veterinário Alberto Gazapina, que durante oito dias, trabalha com os integrantes do pelotão a forma com que eles devem lidar com os cavalos que integram a unidade.
São diversas atividades voltadas ao aperfeiçoamento do público interno e externo, com foco em trazer treinamentos para qualificação profissional nas várias áreas de atividades, especialmente ligadas ao campo. A finalidade, desta vez, foi ampliar o conhecimento de manejo de equinos do efetivo do Pelotão Hipo, sendo que todos os cavalos utilizados no curso foram nascidos e criados na Brigada Militar. Conforme o instrutor do Senar, são animais que receberam manejo diferenciado, pois ao nascerem foi realizado o imprinting por um efetivo especializado na Coudelaria da Serra – Fazenda em Itaara, Santa Maria, onde há um Regimento montado. Essa técnica, conforme Gazapina, significa realizar a dessensibilização do potro ao pé da mãe logo nos primeiros instantes de vida.
O curso, ainda conforme Gazapina, tem a função de formar novos cavalos para o policiamento ostensivo, para que os antigos possam desfrutar de sua aposentadoria, sendo assim, será feita a substituição de cavalos de raça indefinida por cavalos de raça BH (Brasileiro de Hipismo), que é a raça que se adapta melhor à função de policiamento montado pela sua estrutura e temperamento.

Por: Henrique Machado Bachio A PLATEIA