
Veículo é utilizado no interior do Estado para levar apenados para audiências
A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) estuda utilizar, nos próximos dias, um ônibus-cela da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) para reter detentos que aguardam vaga em presídios do Estado. Conforme informações obtidas pela Rádio Guaíba, a medida é paliativa para evitar que presos permaneçam em viaturas da Brigada Militar ou nas carceragens de delegacias de polícia, devido à falta de vagas no sistema prisional.
Não há detalhes sobre o total de presos que pode ser mantido nas celas do veículo. O coletivo é usado no interior do Estado para levar apenados para audiências.
O ônibus-cela tem mais condições de receber presos do que o micro-ônibus que foi utilizado recentemente pela Brigada Militar para abrigar detidos e que foi destruído no último sábado. Seis detentos estavam dentro do coletivo, estacionado no pátio do Palácio da Polícia Civil, quando um motim teve início. Vidros e o estofamento do veículo foram destruídos pelos presos. A Brigada Militar teve que montar uma operação para retirar os detidos do micro-ônibus e colocá-los em viaturas.
Rádio Guaíba