Aprovado na AL primeiro projeto do pacote de austeridade de Sartori

AGDI passa a se chamar Escritório de Desenvolvimento de Projetos, com redução de diretorias e extinção de CCs e FGs

A Assembleia Legislativa aprovou, na noite desta segunda-feira, por 36 votos a favor e 17 contra, o projeto de lei que reestrutura a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI). O texto compõe o Plano de Modernização do Estado (PME), encaminhado pelo governador José Ivo Sartori (PMDB), e foi o primeiro a ser votado na Casa após mais de oito horas de sessão.

Com a aprovação, a AGDI passa a se chamar Escritório de Desenvolvimento de Projetos, tendo como atribuição a concepção e execução de projetos temporários, prioritários ou não, designados pelo governador ou pelo secretário-geral de Governo. De acordo com o governo do Estado, vai haver redução de diretorias, extinção de cargos comissionados e funções gratificadas, além de diminuição do valor do salário dos dirigentes, representando um impacto financeiro aproximado de menos 35% em gasto com pessoal.

As atividades atuais, de promoção comercial, atração de investimentos, Arranjos Produtivos Locais e Núcleos de Extensão Produtiva, migrarão para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O texto teve uma emenda.

Serão votados ainda mais 15 Projetos de Lei, sete Propostas de Emenda Constitucional e quatro Projetos de Lei Complementar. A ordem de votação pode avançar até a quarta-feira, segundo informou a presidente da Assembleia Legislativa, Silvana Covatti (PP).

Fonte:Correio do Povo e Rádio Guaíba