APROVADOS: Mais três santanenses aptos a trabalhar como salva-vidas no litoral gaúcho, após curso de alto nível de exigência

Três candidatos de Sant’Ana do Livramento participaram do curso técnico de salvamento aquático, realizado no município de Tramandaí, concluído em novembro. Braian, Antunes e Mora confirmam que realizaram treinamentos durante o ano inteiro, focando justamente a série de provas que, se superadas, dão condições de atuar como salva-vidas.
A exemplo dos outros postulantes às vagas disponibilizadas na temporada de veraneio, o trio santanense passou por uma pré-habilitação realizada em ambiente de piscina, como forma de teste inicial, em que o candidato precisa nadar 200 metros em até cinco minutos.
Uma vez aprovado nessa prova, é qualificado para realizar um outro teste, só que em Tramandaí, onde fará provas de natação em lagoa e mar. Depois de aprovado nesta fase, o candidato está apto a frequentar o curso técnico de salvamento aquático no mar.
Uma vez completando todo o ciclo e obtendo aprovação, ainda vai passar por mais três provas e somente aí estará apto a exercer a função de salva-vidas em todo o litoral do Rio Grande do Sul.
São 20 dias de treinamento intenso físico e técnico, sendo ensinados procedimentos dos mais diversos, inclusive em uma das complexidades que é trabalhar com uma vítima em estado de extrema agitação, em situação de afogamento.
Na turma que os santanenses frequentaram, entraram mais de 120 alunos ou candidatos com a finalidade de realizar toda a sequência de provas e exames físicos e técnicos difersos, terminaram pouco mais de 60, conseguindo a aprovação.

Os três santanenses aprovados no curso de salvamento e, na foto geral, instrutores bem como todos os integrantes da turma que conseguiu concluir a capacitação

A PLATEIA