GAÚCHA: 36 PMs do comunitário de Caxias do Sul estão sem receber auxílio-moradia

Programa foi implantado em 2012 no município Foto: Roni Rigon /Agencia RBS
Programa foi implantado em 2012 no município
Foto: Roni Rigon /Agencia RBS

Motivo é a não assinatura da renovação do convênio junto ao Estado

Desde setembro, 36 dos 72 policiais militares que atuam no Policiamento Comunitário de Caxias do Sul não estão recebendo o auxílio-moradia, de R$ 793,53. O dinheiro está disponível, mas o contrato de renovação ainda não foi assinado pelo governo do Estado.

Esse modelo de Policiamento Comunitário começou a operar em março de 2012 no Estado. Caxias foi a primeira cidade a implantar o programa.  A prefeitura paga um auxílio-moradia para o PM morar na área onde fará o policiamento. O pagamento é feito ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) que deposita na conta dos PMs. O Estado, além de destacar o efetivo, fornece viaturas novas, armas e coletes balísticos.

Os policiais que não estão recebendo são os que compõem os 11 primeiros núcleos de implantação do policiamento comunitário de Caxias. No início de setembro, a prefeitura de Caxias anunciou a disponibilização do valor para possibilitar a renovação por mais dois anos do convênio dos primeiros núcleos que estava vencendo. O programa teve três ampliações no município. Em cada ampliação foi feito um novo convênio.

O comandante da Brigada Militar em Caxias do Sul, major Jorge Emerson Ribas, confirma que o auxílio-moradia desses policiais está atrasado. O comandante afirma ainda que o Estado ainda não assinou o contrato.

A reportagem entrou em contato com a secretaria de Segurança do Estado, por meio da assessoria de imprensa. A secretaria afirmou que o assunto deveria ser tratado com o comando geral da Brigada Militar. A reportagem já fez o contato e aguarda o posicionamento do comando geral.

 

GAÚCHA