CORREIO DO POVO: Mais de 90 presos estão detidos em ônibus-cela e delegacias da região Metropolitana

768
Mais de 90 presos estão detidos em ônibus-cela e delegacias da região Metropolitana | Foto: Alina Souza / CP Memória

São 80 presos em celas de delegacias, mais 12 no ônibus-cela da Susepe

Delegacias da região metropolitana de Porto Alegre e o ônibus-cela da Susepe tinham, nesta quinta-feira, 92 presos aguardando vagas no sistema prisional do Rio Grande do Sul. Nas celas, equipadas para abrigar presos por somente algumas horas, há pelo menos 80 – a Susepe não detalhou quantos em cada município.

Conforme informou a Brigada Militar, no ônibus-cela da Susepe, conhecido como Trovão Azul, que fica no pátio da Academia de Polícia, estão 12 presos. O veículo passou a ser utilizado para evitar que policiais e viaturas da Brigada Militar fiquem retidos custódia, sem poder fazer o policiamento. No entanto, mesmo com o ônibus-cela, com cerca de 30 vagas, policiais permanecem no entorno do veículo para fazer a segurança. O Comando de Policiamento da Capital (CPC) não soube precisar quantos policiais havia hoje no local.

A situação da falta de vagas no sistema prisional chegou a fazer presos ficarem aguardando vagas dentro de viaturas ou amarrados a uma lixeira. Para resolver a situação, o governo anunciou uma série de medidas, como a construção de presídios e de centros de triagem. O primeiro centro, em Porto Alegre, com 84 vagas, deve ficar pronto em fevereiro.

No início da semana, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, manteve a decisão do Tribunal de Justiça que obriga a Susepe e retirar os presos de imediato das delegacias, mas isentou o órgão de multa em caso de descumprimento. Na prática, isso significa que a ordem só vai ser cumprida se houver disponibilidade de vagas para as remoções. A ministra entendeu que aplicar punição financeira, neste momento, piora o “já combalido” cenário econômico do Rio Grande do Sul.

Ônibus-cela da Susepe tinha 12 presos hoje à tarde. Foto: Reprodução / Facebook