ZERO HORA: Chefe de Polícia vai se reunir com novo comandante da BM para definir áreas comuns de atuação

Chefe da Polícia Civil quer estabelecer áreas comuns de atuação com comandante da BM

Sobre os dados da criminalidade no Estado em 2016, Emerson Wendt destacou que 85% dos latrocínios ocorrem com arma na mão

Por: Rádio Gaúcha

O Chefe da Polícia Civil, Delegado Emerson Wendt, afirmou que vai se reunir na próxima semana com o novo comandante da Brigada Militar, coronel Andreis Dal’Lago, para estabelecer áreas comuns de atuação entre delegacias e batalhões de polícia.  Wendt concedeu entrevista na manhã desta sexta-feira (27) ao programa Gaúcha Atualidade. O delegado também comentou os dados estatísticos da criminalidade de 2016, divulgados ontem pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Conforme Wendt, o trabalho em conjunto com possibilitará um acompanhamento mais preciso das ocorrências. “A Brigada Militar está trabalhando com gestão de resultados, nós também estamos trabalhando. Estabelecendo áreas comuns, nós temos a possibilidade de acompanhar onde está o problema e focar nisso”, afimou.

Sobre os números relativos ao balanço, Wendt comentou as análises feitas pela Polícia Civil no perfil dos casos de latrocínios ocorridos na Capital. “85% dos casos de latrocínio são com arma na mão. O criminoso vai preparado para a situação, embora o objetivo principal seja a subtração de bem, ele está preparado para qualquer coisa”, avaliou. E completou:  “O que a gente percebe é que os bandidos interpretam qualquer movimento como uma reação. O ato da vítima de colocar a mão no bolso pode ser entendido como uma reação, por exemplo”, destacou.

Para Wendt, a redução de 3,5% no número de furto de veículos está relacionada ao início da Operação desmanche. “Se a gente fosse acompanhar todo o processo desde o início, ela foi totalmente efetiva. Os números começaram a cair a partir de fevereiro”, destacou.

GAÚCHA