A RAZÃO: Reduzir roubos a pedestres é a prioridade do novo chefe da Brigada Militar

Tenente-coronel Ricardo Hofmann assume o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Central, responsável por 29 municípios da região. (Foto: Gabriel Haesbaert / Arquivo / A Razão)

O tenente-coronel Ricardo Alex Hofmann, 49 anos, assumiu ontem o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Central

por Raul Pujol

Desde os 17 anos na Brigada Militar, o tenente-coronel Ricardo Alex Hofmann, 49 anos, assumiu um novo desafio dentro da instituição. Desde ontem, ele é o responsável pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Central,  órgão que administra o policiamento ostensivo em 29 municípios da região, com sede em Santa Maria. Natural de Erechim, casado, pai de três filhos (um jovem de 20 anos, um adolescente de 15 e uma menina de 9), o novo comandante está empolgado com sua nova missão no Centro do Estado.

“É mais um desafio ao longo da minha carreira de 32 anos na corporação, estou bastante animado. Espero contribuir para que os índices de criminalidade se mantenham reduzidos. Se compararmos Santa Maria com outros municípios, que apresentam número de habitantes semelhantes ao nosso,  os índices de  são baixos. Um exemplo é Passo Fundo, que possui menos de 200 mil habitantes, e possui números mais elevados”, ressalta o comandante.

Hofmann diz que manterá todos os projetos desenvolvidos pelo coronel Worney Dellani Mendonça, 52 anos, ex-comandante do CRPO Central, que se aposentou em janeiro. “Dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado pelo coronel Mendonça, por si só, já é um desafio. Em time que está ganhando não se mexe”, afirma.

Para os próximos dias, o novo comandante diz que centrará os esforços em reduzir o número de roubos a pedestres, delito que cresceu no mês de janeiro em Santa Maria.

“Este tipo de crime aumentou um pouco no mês passado, então vamos dar uma atenção especial. Já os outros delitos apresentaram uma queda. Estaremos sempre de olho nas ocorrências que estão em destaque”.

Comandante Hofmann é responsável pelo policiamento em 29 municípios (Foto: Jornal Boa Vista / Reprodução)
Os cargos ocupados por Hofmann

O tenente-coronel já ocupou os seguintes cargos ao longo da carreira: comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM) de Erechim, comandante do 3º Batalhão de Operações Especiais (3º BOE) de Passo Fundo, comandante do Regimento de Polícia Montada (3º RPMon) de Passo Fundo e gerente de logística da Secretaria de Segurança Pública na Copa do Mundo 2014.

A solenidade oficial de passagem de comando do CRPO Central será realizada dia 3 de março, no Estádio Cel Iriovaldo Maciel de Vargas,  às 11h, na Rua Pinto Bandeira.

Os municípios que compõe o CRPO Central

São eles: Itacuribi, Capão do Cipó, Unistalda, Santiago, Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis, Jaguari, Mata, São Vicente do Sul, Cacequi, Toropi, São Pedro do Sul, Dilermando de Aguiar, Quevedos, São Martinho da Serra, Itaara, Santa Maria, São Sepé, Júlio de Castilhos, Ivorá, Faxinal do Soturno, Silveira Martins, São João do Polêsine, Restinga Seca, Formigueiro, São Sepé, Pinhal Grande, Nova Palma, Dona Francisca, Agudo.

TOTAL – 29

ÁREA EM Km² – 24.830

ÁREA DO RS – 8,81%

POPULAÇÃO – 546.568

(5,00 % da população do RS)