Correio do Povo: RS contará com mais mil novos PMs a partir de junho, projeta Schirmer

474
RS contará com mais de mil PMs a partir de junho, projeta Schirmer | Foto: Twitter / Reprodução / CP

Governo do Estado apresentou 400 policiais que irão atuar na região Metropolitana

Durante a apresentação de 400 policiais militares (PMs) oriundos de cidades do interior do Rio Grande do Sul para o combate à violência em Porto Alegre e na região Metropolitana, o secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, projetou a chegada de mais de mil PMs em junho e a realização de novos concursos para a Brigada Militar (BM).

“O ano de 2017 vai marcar o início da mudança da Segurança Pública no Rio Grande do Sul. Estamos fazendo um esforço gigantesco para vencer este quadro terrível. No começo de junho, 1,3 mil PMs estarão formados e então teremos um bom efetivo. Além disso, já conversamos com o governador sobre outras medidas e entre elas está a realização de novos concursos públicos para a BM”, explicou Schirmer em entrevista coletiva.

Unidades operacionais da BM receberam fuzis e espingardas calibre 12 na solenidade de lançamento da Operação Avante 2017.

Schirmer falou em guerra e espera contar com toda sociedade civil para conter a criminalidade. “Temos que mobilizar todas as pessoas, até porque 99% dos gaúchos são de bem e há apenas 1% que está relacionado ao crime. O enfrentamento está sendo feito de forma contundente e vamos intensificar o trabalho de segurança. O quadro que vivemos é de degradação e é inaceitável”, reiterou.

Ao ser questionado sobre o problema do “cobertor curto”, com o envio de PMs para Capital deixando desguarnecidas cidades do interior, Schirmer explicou que a Secretaria da Segurança Pública não esquecerá as cidades pequenas do Rio Grande do Sul. “A grande maioria dos crimes no Estado está concentrada em 80 municípios e eles são a prioridade. Não podemos esquecer de outras localidades porque o crime migra e nós vamos atrás. Os assaltos a banco são comuns e por isso reitero a necessidade de melhora da segurança em agências bancárias”, observou.