Gazeta de Rosário: Bombeiros de Rosário ganham uniformes e viaturas com novo layout

626

Apesar das dificuldades, comando investiu em equipamentos

No final de março, a guarnição dos Bombeiros de Rosário do Sul cumpriu mais uma meta do planejamento estratégico do 10º Batalhão de Bombeiros Militares. Foi a conclusão da adesivação de todas as viaturas com o novo layout da corporação.

Este item está nas metas que já foram concluídas em relação à instituição, que está prestes a se emancipar da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). Além disso, os Bombeiros Militares já estão usando o novo fardamento, que trocou o cinza pelo azul, e o novo visual dos veículos e dos prédios.

O comandante da guarnição, capitão Gerson Rodrigues, destaca que o pelotão vem sendo gerenciado com muita dificuldade devido à crise do Estado.

– Porém, mantendo as ações planejadas para a manutenção dos serviços de bombeiros no município e o estímulo à tropa – assinala.

Na última sexta-feira, foi realizada a cerimônia de despedida do 1º tenente Bruno Maciel Matte, que foi para a reserva renumerada após ter trabalhado 29 anos no Corpo de Bombeiros. O comando, sargentos e soldados, prestaram uma homenagem de caserna para o oficial, com o batismo de bombeiro com os equipamentos de combate a incêndio ao som da sirene da viatura que tantas vezes lhe conduziu às ocorrências.

O projeto de lei que separa o Corpo dos Bombeiros da Brigada Militar foi aprovado em 2014 na Assembleia. A justificativa foi a intenção de dar maior autonomia à corporação, que passa a ter orçamento próprio para investir no salvamento de vidas e no combate a incêndios no Estado.

A separação é antiga reivindicação dos bombeiros gaúchos. O processo, contudo, ainda está ocorrendo. Em 2016, foi aprovado o projeto de lei que regulamenta o serviço.

(Com informações da Gazeta de Rosário)