GAÚCHA: Em abril, Porto Alegre registra quatro casos de tentativa de suicídio envolvendo desafio da Baleia Azul

436
Em abril, Porto Alegre registra quatro casos de tentativa de suicídio envolvendo desafio da Baleia Azul
Foto: Marco Favero /Agência RBS

Secretaria Municipal de Saúde divulgou nota com orientações que devem ser tomadas em casos de suspeita de crianças e adolescentes no jogo

Em abril deste ano, oito adolescentes em Porto Alegre foram encaminhados para Plantões Emergenciais de Saúde Mental por apresentarem riscos de tentativa de suicídio. Quatro destes casos, após serem acolhidos pelos Centros de Saúde, foram diagnosticados como situações decorrentes do jogo Baleia Azul.

Duas adolescentes de 13 anos foram encaminhadas para o Centro Integrado de Atenção Psicossocial (CIAPS), do Hospital Psiquiátrico São Pedro, na Capital, e seguem internadas em observação.

Uma destas meninas chegou ao Centro de Saúde do IAPI com cortes no braço e, segundo a enfermeira Adriana Witter, a adolescente confirmou que estava participando do desafio.

“O índice de adolescentes en tentativas de suicídio já vinha aumentando, agora, com o jogo Baleia Azul, pode aumentar ainda mais. Já incluímos em nosso formulário de acolhimento questionamentos para diagnosticar se os pacientes estão ou não envolvidos no desafio” explica Adriana.

Na manhã desta quinta-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde publicou uma nota relacionada a orientações que devem ser tomadas por familiares quando houver suspeitas de que crianças e adolescentes estejam participando do desafio Baleia azul.

Os principais sinais destacados são:

– falas sobre morte e suicídio, mesmo que indiretamente, como vontade de “sumir”, “desaparecer”, “ir embora”;

– isolamento (afastar-se da família, dos amigos);

– perda do interesse em atividades que costumava fazer;

– perda do interesse nas pessoas;

– mudanças no hábito de sono (insônia ou aumento das horas dormindo);

– mudanças dos hábitos alimentares (perda ou aumento de apetite);

– irritabilidade, crises de raiva;

– piora no desempenho escolar, recusa a ir à escola;

– comportamentos auto-destrutivos (auto-mutilação, uso de álcool e drogas, exposição a situações de risco);

– ter tentativas de suicídio anteriores.

Porto Alegre dispõe de dois plantões de emergência em Saúde Mental com atendimento 24h, um localizado no Centro de Saúde Vila dos Comerciários e o outro no Centro de Saúde IAPI. Estes locais oferecem dois psiquiatras por turno, assistentes sociais e enfermeiros especializados neste tipo de caso.

Segundo a equipe multidisciplinar da unidade do IAPI, existem dois casos específicos: quando há risco de tentativa de suicídio e os pacientes são internados em hospitais psiquiátricos ou quando não há risco e os pacientes, então, são encaminhados para Unidades de Saúde Básica, CAPS Infantil ou para o centro de técnicos das Equipes Especializadas em Saúde da Criança e Adolescente (EESCA).

GAÚCHA