PMs são filmados vandalizando prédio em Brasília? É falso

Notícia Falsa na Rede 

Câmeras de segurança gravaram quatro policiais quebrando vidros de um imóvel. Crime aconteceu na Venezuela

Por: Zero Hora

Está circulando nas redes sociais um vídeo em que quatro policiais aparecem quebrando a chutes e com escudos as vidraças de um prédio. Após o vandalismo, o grupo fugiu por uma rua estreita. Este vídeo, publicado na quinta-feira, passou de 1,2 milhão de visualizações e 38,8 mil compartilhamentos às 17h desta sexta e parte dos usuários atribuiu à ação à Polícia Militar.

“A PM interveio democraticamente quando vândalos mascarados, terrorista e baderneiros cometeram atos violentos de vandalismo e quebra-quebra”, diz a legenda do post.

Nos comentários, alguns usuários chegaram a dizer que o registro foi feito em Brasília nesta semana. O vídeo é verdadeiro, mas o vandalismo registrado nas imagens não aconteceu no Brasil. Jornais venezuelano já haviam noticiado o caso em 13 de maio, na cidade de Puerto la Cruz.

No vídeo, inclusive, é possível identificar a sigla PNB, de Polícia Nacional Bolivariana, da Venezuela, no escudo de um dos policiais. As circunstâncias da ação não foram esclarecidas.

Foto: Reprodução / Facebook

Maduro enfrenta uma onda de protestos desde 1º de abril, que exigem sua saída do poder com eleições gerais, e rejeitam a convocação de uma Assembleia Constituinte. O presidente socialista acusa seus adversários de querer “incendiar” o país para derrubá-lo e propiciar uma intervenção dos Estados Unidos, país que acusa de financiar as manifestações.