Ônibus-cela Trovão Azul será desativado na segunda-feira

Suspeitos vão ser custodiados no Instituto Penal Padre Pio Buck

O ônibus-cela Trovão Azul vai ser desativado definitivamente na próxima segunda-feira, conforme anúncio da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS). Como alternativa, os suspeitos que estão no local aguardando transferência para o sistema prisional serão levados para um alojamento no Instituto Penal Padre Pio Buck, bairro Partenon, em Porto Alegre.

Conforme a SSP, o local conta com 45 vagas, o que amplia o espaço, já que o Trovão Azul podia receber até 30 pessoas. De acordo com a  Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), o alojamento fica na área do Instituto que já foi readequada para receber a demanda de presos temporários. Outra parte do prédio, que está desativado desde 2013 e começou a ser reformado em 2015, ainda depende de licitação para a obra ser finalizada. A segurança do local será realizada por policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar.

A pasta avalia que a medida visa garantir condições mais adequadas aos detentos provisórios, bem como desafogar as carceragens das delegacias de Polícia, liberando o efetivo do policiamento ostensivo para o exercício de suas atividades. A determinação partiu do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, ainda no dia 28 de maio. Na ocasião, o ônibus-cela havia sido instalado dentro do Estádio Olímpico, do Grêmio, o que gerou contestação de moradores. Devido à falta de vagas no sistema prisional, a desativação dependia de uma alternativa para alocação dos presos. Atualmente, o Trovão Azul está na avenida Sertório, nas imediações do Aeroporto Salgado Filho, na zona Norte de Porto Alegre.

Fonte:Daiane Vivatti/Rádio Guaíba