CORREIO DO POVO: Soldados conhecem a Capital

487

31 PMs, do interior do RS e de outros estados brasileiros, realizaram passeio com a Linha Turismo

Os novos soldados da Brigada Militar conheceram Porto Alegre por meio do ônibus Linha Turismo. Um grupo de 31 policiais militares, do interior do
Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros, realizou ontem um passeio de duas horas pelos principais pontos turísticos da cidade. Antes do passeio, os soldados que realizam o curso na Academia de Polícia Militar receberam informações dos funcionários da Diretoria de Turismo, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sobre a Capital.
O tenente Cláudio Bayerle, professor da Academia de Polícia Militar, disse que os novos policiais militares pertencem a diversas cidades do interior do Estado e não conhecem Porto Alegre. “O curso é realizado durante todo o dia e os soldados acabam não tendo tempo de conhecer a Capital. A Escola de Turismo está proporcionando aos policiais que conheçam os pontos onde eles vão atuar e prestar informações à sociedade quando estiverem no policiamento”, destacou. Segundo Bayerle, os PMs vão atuar em dupla nas viaturas ou no patrulhamento a pé na Capital e na Região Metropolitana. A formatura da nova turma de soldados da BM será no dia 21 de julho. O curso teve duração de oito meses.

Além de observarem os locais onde farão o policiamento na cidade, os novos soldados da BM aproveitaram para registrar o passeio com a realização de fotos e vídeos com o uso do telefone celular. A soldado Vanessa Camozzato, 24 anos, de Antônio Prado, considerou positiva a iniciativa de conhecer os pontos turísticos da cidade. “Estive poucas vezes em Porto Alegre e conheço apenas a Estação Rodoviária, o Aeroporto Salgado Filho e o Mercado Público”, ressaltou. Já o soldado Johnny Paixão, 27 anos, da cidade de Eunápolis, na Bahia, não conhece nada de Porto Alegre. “Trabalhava no setor de emergência em uma empresa privada na zona Sul do Estado”, ressaltou Paixão, que mora em Rio Grande. “Basicamente não conheço nada de Porto Alegre, apenas a região da Academia de Polícia Militar, no bairro Partenon, e trechos do centro da cidade”, acrescentou.
O soldado recebeu guias da Capital e disse que pretende colocar no seu carro para conhecer a cidade nos dias de folga.
O roteiro do ônibus Linha Turismo percorrido no Centro Histórico com os soldados da Brigada Militar incluiu também a passagem pelos parques da Redenção e Moinhos de Vento, pelo Mercado Público, Usina do Gasômetro e Barra Shopping Sul.