Jornal NH : Superlotação faz policiais protestarem contra a entrada de novos presos em delegacia

514
Adriana Lima/Adriana Lima/GES-Especial
Policiais civis cruzaram os braços em frente à delegacia em protesto contra a superlotação

Na tarde desta segunda-feira, a DPPA do município estava com 21 presos, sendo que a capacidade é de 12

Preocupados com a própria segurança para o trabalho, dos presos nas três celas e da comunidade que procura o local para registro de ocorrências, policiais civis de Novo Hamburgo fizeram uma manifestação na tarde desta segunda-feira (24), em frente à Central de Polícia Civil do Município, espaço que abriga a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), a 1ª Delegacia de Polícia Civil, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). No ato, policiais da 2ª e 3ª DP também cruzaram os braços diante do caos.

De pé na entrada, os agentes protestaram contra a entrada de novos presos até que aqueles nas celas fossem encaminhados ao sistema prisional, respeitando o limite máximo de 12 detentos. Por volta das 16h30, havia 21 presos no local e a Brigada Militar (BM) chegava com mais um homem. O novo preso ficou na viatura à espera de vaga, sob custódia da BM.

Outro motivo do ato dos policiais foi a revolta diante da situação que deixou o colega ferido durante uma fuga de detentos da carceragem do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Porto Alegre. Na tarde do último sábado, cinco homens fugiram do local durante a entrega da alimentação, houve troca de tiros e um policial civil foi baleado na perna.
“Isso é a crônica da morte anunciada, a audácia deles não tem mais limites, é questão de tempo para tentarem algo mais sério. Em mais de 38 anos como policial nunca vi uma situação de afronta assim antes, falta respeito diante da autoridade”, desabafa um dos policiais de Novo Hamburgo que preferiu não se identificar.

Adriana Lima/GES-Especial
Na tarde desta segunda-feira (24), havia 21 presos em um local destinado a 12