ZH: BM analisa imagens de câmeras para identificar homem que furtou fuzil de dentro de viatura do BOE

Fuzil da Brigada Militar estava carregado e foi abandonado por homem que o furtou
Foto: Brigada Militar – Divulgação

Caso ocorreu no último sábado (1), no pátio do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre

Por: Bruno Teixeira

A Brigada Militar (BM) teve acesso a imagens de câmeras de rua que gravaram parte da ação de um homem que furtou um fuzil de uso da corporação de dentro de uma viatura do BOE, no último sábado (1), no pátio do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. As cenas mostram o suspeito caminhando com o armamento, mas não registram o arrombamento. Devido à baixa qualidade das imagens, ainda não foi possível descobrir a identidade do homem.

A Brigada Militar preferiu não divulgar o material obtido. As imagens foram encaminhadas a especialistas para serem tratadas.

A expectativa do comando do Batalhão de Operações Especiais (BOE) é de que os registros do circuito de monitoramento do estádio Beira-Rio ajudem na identificação do homem. Conforme o Major Claudio Feoli, responsável pelo BOE, as imagens devem ser encaminhadas ainda nesta segunda-feira (3) pelo Internacional.

O fuzil modelo IA2, de calibre 5.56, foi encaminhado ao IGP para exame de papiloscopia, que vai identificar as impressões digitais presentes na arma. Conforme informações disponíveis no site da fabricante, a brasileira Imbel, o armamento semiautomático foi avaliado segundo os mesmos critérios estabelecidos pelo exército para homologação do Fuzil de Assalto 5,56. O peso é cerca de 3,38 quilos, e há um carregador com capacidade para 30 tiros, podendo acoplar outros tipos de equipamentos auxiliares.

Furto durante confusão

De acordo com a Brigada Militar, o ladrão se aproveitou de uma confusão ocorrida durante protesto de torcedores do Internacional para arrombar a viatura e furtar o armamento.

O veículo teria ficado desguarnecido quando os policiais entraram em confronto com os torcedores. O fuzil foi recuperado na Avenida Ipiranga, quando o ladrão avistou uma guarnição da BM e fugiu, deixando a arma para trás.

Arma é usada por policiais militares e possui registro no arsenal da corporação – Foto: Brigada Militar