ABAMF DOS SERVIDORES DA BRIGADA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RS

Home Segurança Pública Campo Bom lança campanha para arrecadar recursos para manutenção de viaturas da BM

Campo Bom lança campanha para arrecadar recursos para manutenção de viaturas da BM

0
Campo Bom lança campanha para arrecadar recursos para manutenção de viaturas da BM
Divulgação Parceria vai ajudar policiamento comunitário da área da 3ª Companhia de Polícia Militar

Objetivo é manter quatro viaturas em condições de circulação nos 25 bairros atendidos pelo policiamento comunitário

Jornal NH  Susi Mello

A comunidade de Campo Bom se une por mais segurança, procurando evitar especialmente a venda de entorpecentes e furtos a residências e estabelecimentos comerciais. Para isso, representantes do comércio, Polícia e de associações de moradores se juntaram na campanha “Amigos do Bem”. O propósito é manter quatro viaturas em condições de circulação nos 25 bairros atendidos pelo policiamento comunitário, que conta com quatro núcleos onde os agentes residem. A primeira ação para angariar recursos para manutenção desses veículos será no próximo sábado, dia 19. A meta é vender 1 mil cartões do meio frango, que será distribuído na Capela Católica São José, no bairro Quatro Colônias, a partir das 11 horas.

O “Amigos do Bem” é resultado da parceria firmada no final de junho entre Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Campo Bom), Quinnjalmo Centro Automotivo, Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e Brigada Militar. A campanha, que busca garantir a manutenção mecânica e preventiva das viaturas, conta ainda com a participação de associações de moradores dos bairros contemplados por este tipo de policiamento.

Conforme a secretária executiva da CDL Campo Bom, Daiane da Silva, a iniciativa de ajudar a BM ocorreu por conta do aumento da criminalidade. Segundo ela, como havia falta de manutenção das viaturas, o grupo pensou que a comunidade poderia “adotar” esses veículos para que rodassem mais pelo município.

Criminalidade

Apesar de não divulgar números, o comando da Brigada Militar na cidade informa que as ocorrências mais frequentes atendidas pelo policiamento comunitário são as que envolvem violência doméstica, uso e venda de entorpecentes, furtos e arrombamentos a residência.

Divulgação
Parceria vai ajudar policiamento comunitário da área da 3ª Companhia de Polícia Militar

Nada de viatura parada na cidade

Para o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Pedro Rogério Martins Duarte, diante da escassez de recursos por parte do Estado, o trabalho da comunidade se mostra fundamental. “Essa foi a maneira das associações de bairro auxiliarem, juntamente com a CDL”, comenta, referindo-se ao meio frango. “Temos uma prática em Campo Bom, com o Consepro, empresários e prefeitura, de não deixar a viatura parada. Sempre corremos para isso não ocorrer”, salienta.

Manutenção dos veículos será mensal

As quatro viaturas do policiamento comunitário serão atendidas pela Quinnjalmo Centro Automotivo, de Campo Bom. O proprietário do estabelecimento, Djalmo Inácio da Silva, explica que a manutenção preventiva é uma forma de reduzir custos. Por isso, serão realizadas análises mensais nos veículos, buscando evitar problemas mecânicos futuramente. O serviço englobará freio, bateria, parte elétrica, injeção eletrônica, entre outros.

Para comandante, ajuda é bem-vinda

O comandante da Brigada Militar de Campo Bom, capitão Tiago Reimann da Silveira, explica que a BM recebe verbas de custeio do Estado mensalmente, mas o valor nem sempre é suficiente. “A gente procura aplicar o valor em situações de maior emergência”, admite, assegurando que a campanha da comunidade irá agilizar as manutenções preventivas. “Se é preventiva, é para não gerar transtornos na frente. Não tivemos nenhuma estragada ou parada. Se chega a um ponto desse, a gente aciona o Estado para ver o que consegue de verba”, frisa o comandante.

Comunidade sai ganhando

Um dos bairros contemplados com a polícia comunitária é o Cohab Leste, com aproximadamente 450 moradores. Segundo o presidente da Associação dos Moradores, Paulo Alberto Francisco, quando as pessoas se deparam com as viaturas em boas condições circulando nos bairros, se sentem mais protegidas. Ele lembra que o bairro tem escola e creche, e a atuação do policiamento evita qualquer tipo de assédio a crianças e adolescentes, especialmente em relação à oferta de drogas.

Bairros

Bairros de abrangência do policiamento comunitário

1 Região “Grande Operária”: Operária, Vila Nova Esperança, Vila Rica, Bem Viver I, Bem Viver II, Sempre Unidos, Dos Gringos, Cohab Sul e Porto Blos.

2 Região “Grande Quatro Colônias”: Quatro Colônias, Santa Lúcia, Santo Antônio, Morada do Sol, Jardim do Sol, Bem Viver III, Cohab Leste e 25 de Julho.

3 Região Imigrante: Imigrante Sul, Imigrante Norte, Ipiranga, Loteamento Blumenburg e Loteamento Panorâmico.

4 Região Celeste: Celeste, Dona Augusta e Genuíno Sampaio.

Fonte: CDL Campo Bom

Meio Frango

A retirada do meio frango, que vem acompanhado de pão e salada, será no sábado, dia 19, a partir das 11 horas.

A distribuição será na Capela São José, no bairro Quatro Colônias.

Interessados em adquirir cartão, que custa 15 reais, podem comprá-los na sede da CDL (Avenida Independência, 362) ou junto às associações

de bairros até quinta-feira, dia 17.

A estimativa é que sejam vendidos 1 mil cartões, com uma perspectiva de lucro de R$ 8 mil, direcionados para a manutenção preventiva das viaturas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here