Brigada Militar faz operação após bandidos atirarem com fuzil contra PMs na zona leste de Porto Alegre

Cerco em matagal já localizou três carros roubados e parte de uma ossada humana

Por: Vitor Rosa ZERO HORA

A Brigada Militar realiza, neste sábado (9), uma operação de busca a três bandidos que teriam atirado com fuzis contra PMs das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) na Vila Colina, no bairro Jardim Carvalho, na zona leste de Porto Alegre. Policiais do batalhão da área, o 20º BPM, estão acompanhados de colegas de outras duas unidades e de um helicóptero nas buscas.

O ataque contra os brigadianos, que não se feriram, teria ocorrido na Rua Aristides Rosa, pouco antes das 10h. Conforme a Brigada Militar, os PMs cercaram um Toyota Ethios, roubado neste sábado. Dentro da carro, um trio armado revidou, atirando contra os agentes. Houve perseguição, que terminou próximo de um matagal no Morro Santana, onde os bandidos abandonaram o carro e se esconderam.

Com reforço de colegas, os PMs iniciaram uma incursão no matagal. Eles foram surpreendidos ao encontrarem mais dois carros roubados, um Ford Fiesta e um Honda City. Além disso, chamou a atenção dos brigadianos a localização de uma ossada de cabeça humana no mesmo local, que será, agora, encaminhada para o Instituto Geral de Pericias.

A região da Vila Colina e Vila Ipê 1, ambas no bairro Jardim Carvalho, são alvos constantes de ações de criminosos. Em 2016, a Escola Estadual Erico Verissimo chegou a ser fechada após tiroteios. Além disso, houve um arrombamento na instituição. A avaliação do comandante do 20º  Batalhão, major Glademir Otero, é que a região vive dias mais calmos.

— Hoje não tem área complicada. Há áreas com movimento do tráfico de drogas, mas em todas a brigada entra sem problemas — ressalta o comandante.

Otero garante que as buscas só serão finalizadas quando o trio for preso. Até as 11h30min, os criminosos ainda não haviam sido localizados.