Justiça manda soltar presos em delegacia de Alvorada

Motivo alegado seria a superlotação da Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), onde alguns presos estão há mais de 20 dias

Por: Eduardo Matos

A Justiça mandou soltar parte dos presos que estão na Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) de Alvorada, na Região Metropolitana. O motivo seria a superlotação. Vinte e oito estavam amontoados em viaturas e na carceragem, alguns há mais de duas semanas. Ao todo, foram expedidos 18 alvarás de soltura.

— Tem presos há mais de 20 dias na cela, sem sol, sem banho, mal alimentados e sem visita de familiares. Tem um preso algemado ao volante de uma viatura há 20 dias — afirma uma fonte à Rádio Gaúcha.

Neste momento, são 12 os presos na DPPA de Alvorada. Dois estão na carceragem e dez em viaturas. No Presídio Central de Porto Alegre, 20 presos foram soltos nesta sexta-feira (15) em razão da superlotação.

Procurada por Zero Hora, a assessoria de comunicação da Superintendência dos Serviços Penitenciários do Estado (Susepe) reconheceu a superlotação no sistema prisional do Estado e informou que o órgão retira os presos das delegacias e os transfere para casas prisionais à medida que surgem vagas. Segundo a Susepe, até as 12h desta sexta-feira, 372 detidos estavam acomodados em centros de triagens e delegacias de Porto Alegre e Região Metropolitana.

A reportagem entrou em contato com o Tribunal de Justiça do RS, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Rádio Gaúcha