Correio do Povo: BM recebe reforço de 484 soldados para policiamento ostensivo

Objetivo é trazer a “percepção de segurança” à população e atuar na repressão

O policiamento ostensivo da Brigada Militar recebeu oficialmente na manhã desta quarta reforço de 484 alunos soldados nas ruas. Em Porto Alegre foram designados 142 policiais militares. Já 56 ficaram na Serra; 57 no Vale dos Sinos; 40 no Centro Sul; 100 na Região Metropolitana; 53 no Litoral Norte e 36 no Centro do Estado. O estágio operacional, supervisionados por oficiais, prosseguirá até o dia 19 de fevereiro, sendo considerado um treinamento final do curso de formação. “É a operação Avante Visibilidade”, afirmou o comandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal´Lago. Na Capital, a solenidade ocorreu na Praça Itália, entre as avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas. Todos os alunos soldados estarão formados no dia 6 de abril, sendo então distribuídos conforme planejamento da corporação.

O coronel Andreis Silvio Dal´Lago explicou que o objetivo é trazer a “percepção de segurança” à população e atuar na repressão, com abordagens e prisões, além de . “Eles farão um diferencial”, assegurou, acrescentando que a presença ostensiva dos alunos soldados também vai “afugentar” a criminalidade. A atuação do novo contingente também amenizará os policiais militares que foram deslocados para a Operação Golfinho.

O comandante-geral da BM aproveitou o evento para confirmar a chegada de mais 100 novas viaturas, entre Toyota Corolla e Mitisubishi L200, no início de fevereiro. “Um novo processo de compra de carros e motos está em andamento. A renovação da frota será ainda no primeiro semestre deste ano”, adiantou Ele destacou ainda a distribuição de 150 novas espingardas calibres 12 para a tropa.

Durante a cerimônia na praça Itália, na Capital, o secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, enfatizou que a visibilidade é fundamental. “O policiamento está presente, atento e vigilante no enfrentamento do crime. Isso dá resultados muito positivos”, declarou. Responsável pelo Comando de Policiamento da Capital da BM, o coronel Jefferson de Barros Jacques observou que a distribuição dos 142 alunos soldados contemplará todas as oito unidades que atuam na cidade.