BM forma mais de 500 novos policiais militares

BM forma 506 novos policiais | Foto: Reprodução SSP

A próxima etapa é um estágio supervisionado de aproximadamente um mês nos municípios com maiores indicadores de criminalidade

A Brigada Militar ganhou o reforço de 506 novos soldados, sendo 121 mulheres. A formatura dos brigadianos aconteceu na manhã desta sexta-feira no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. A próxima etapa é um estágio supervisionado de aproximadamente um mês nos municípios com maiores indicadores de criminalidade. Após este período, eles serão encaminhados aos batalhões de destino.

Antes de chegar até a formatura, os soldados fizeram o Curso Superior em Tecnologia de Aplicação de Polícia Militar. Com total de 1.650 horas-aula, o curso é dividido em três módulos com disciplinas como conhecimentos específicos da atividade policial-militar, disciplinas de direito (penal, penal militar, processo penal militar, institucional), sociologia da violência, uso da força e da arma de fogo e decisão de tiro.

Para o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, com as novas contratações realizadas nos últimos meses, mais de quatro mil novos servidores foram incorporados à segurança pública. “Hoje estão aqui 506 novos profissionais da Brigada Militar. Ao lado deles, serão os 1.088 que se formaram no ano passado, além de mais de 700 policiais civis, mais de 100 profissionais do IGP que estão concluindo o concurso, mais de 720 novos agentes da Susepe que foram nomeados agora, além daqueles que já foram nomeados no ano passado. Isso dá mais de quatro mil servidores novos na segurança pública”, contabilizou.

O governador José Ivo Sartori participou do evento e salientou que a segurança é uma das prioridades do governo dele. “São novos policiais militares que vão reforçar o enfrentamento da criminalidade”.

Um dos momentos mais emocionantes da formatura foi quando os familiares entregaram os diplomas de formação aos novos brigadianos. Para a soldado Jéssica Machado, de Santa Maria, o momento é de muita alegria já que na família dela há vários homens que são policiais e ela é a primeira mulher da família a ingressar na corporação.

“É a realização de um sonho. Não foi a primeira vez que tentei, mas agora finalmente consegui ingressar na Brigada Militar. Sou a primeira mulher policial da família e quero honrar a farda”, relatou a nova brigadiana.

Os formandos fazem parte dos aprovados no concurso público realizado em 2014, ainda na gestão de Tarso Genro no Palácio Piratini. Um novo concurso da Brigada Militar com 4.100 vagas foi aberto no ano passado e está em andamento.

Fonte:Carlos Machado/Rádio Guaíba