ZERO HORA: Prometida para junho pela BM, convocação de novos policiais não tem prazo para acontecer

Porthus Junior / Agencia RBS

Comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, havia anunciado que chamamento aconteceria neste mês, mas não há data

A Secretaria da Segurança Pública ainda não tem prazo definido para fazer a convocação de novos policiais que fizeram o último concurso público para a Brigada Militar (BM). Em abril, durante a posse como comandante-geral da BM, o coronel Mário Ikeda havia anunciado que dois mil novos soldados seriam chamados em junho deste ano. Com o fim do mês se aproximando, a expectativa ainda não se cumpriu.

Conforme a Brigada Militar, a homologação no Diário Oficial do Estado dos 4,1 mil candidatos que passaram no concurso deve acontecer na primeira semana de julho. Esta é a última etapa do certame, com a divulgação da ordem de classificação dos concorrentes que estão aptos para serem chamados. Mas não há definição de quando acontecerá a primeira convocação e também qual número de candidatos estão na primeira lista.

— Não sei te dizer quando será a convocação porque não depende só de nós (Brigada Militar). Tem toda uma demanda decorrente. Não depende da Brigada Militar chamar 4,1 mil candidatos. Depende do governo do Estado, da Secretariada Segurança Pública, não está em nós. Ele (comandante-geral Mário Ikeda) falou naquela época e acreditamos que dois mil seria um número interessante. Mas não é o número final, pode ser mais ou pode ser menos. Dois mil é de referência  — explica o chefe da Comunicação Social da Brigada Militar, major Euclides Neto.

A Secretaria da Segurança Pública alega que o prazo da convocação em junho havia sido estabelecido pela Brigada Militar e que não teria relação com a pasta. Mesmo sem data, o governo garante que o chamamento ocorrerá nos próximos dias. Em nota divulgada para a reportagem, a SSP alega que ainda não é possível determinar a data do anúncio.

— O secretário Cezar Schirmer nunca deu data. Disse que na metade do ano aconteceria o processo de chamamento. O concurso da Brigada Militar teve várias etapas: psicotécnico, testes de aptidão física, nunca ficou parado do início do processo até agora. A quantidade de vagas será negociada junto ao núcleo de governo de acordo com a capacidade financeira do Estado. Está sendo feito articulação pelo Schirmer. Hoje, a Secretaria não tem data para quando vai ocorrer o chamamento do concurso público. Posso dizer que o secretário quer chamar o mais rápido possível.  — afirma Claiton Silva, assessor de comunicação na SSP.

Confirma nota divulgada pela SSP à reportagem:

A Secretaria da Segurança Pública reitera que pretende efetuar, nos próximos dias, o primeiro chamamento relacionado ao último concurso público realizado para a Brigada Militar. No entanto, ainda não é possível determinar a data do anúncio, nem o quantitativo de PMs a serem chamados. Assim que houver uma definição a respeito, ela será amplamente divulgada aos veículos de comunicação e à sociedade gaúcha.