Nota de Esclarecimento

Sede estadual
Sede estadual

Tendo em vista os últimos acontecimentos, e em especial a fatalidade pelo “assassinato” do soldado Márcio Ricardo Ribeiro, covardemente “ executado”, voltou, mais uma vez a tona, diversas necessidades e a total falta de interesse e investimento por parte dos governos para com a segurança pública, e, em especial, em nosso estado.

Além daquilo que a ABAMF/BM/BM-RS , vem buscando já a algum tempo, que é o passe livre para os policiais e bombeiros do estado, em traje civil, cabe salientar a necessidade iminente e concreta, de melhores equipamentos como coletes à prova de bala, que se encontram vencidos, a maioria desde o ano de 2006, armamento obsoleto, melhores viaturas e manutenção das existentes, fardamento, equipamento de proteção e comunicação, sem falar na gritante falta de efetivo, onde, em muitas cidades de nosso estado, ocorre o absurdo de existir somente um policial militar para o atendimento da população.

Por mais que os governos tentem mascarar a segurança pública do estado, remanejando efetivos para a capital e região metropolitana, onde a visibilidade dada pelos meios de comunicação é bem maior, deixando desprotegidas as cidades de  interior, resultado dos precários efetivos, é mais que necessário uma política urgente e concreta de recuperação dos efetivos para que, em um futuro próximo, não venhamos a ter um colapso em matéria de segurança em todo o território gaúcho.

É lamentável, o aproveitamento de uma situação de verdadeira tragédia, como a ocorrida com o soldado Márcio Ricardo Ribeiro, para que novamente venha a público, o verdadeiro caos  que vem vivendo a segurança pública no RS. Pessoas que sem qualquer pudor ou receio, aproveitam para se autopromoverem  em cima de fatos lamentáveis, como o recentemente ocorrido.

A ABAMF/BM/BM-RS, através de sua direção, esta diuturnamente buscando, na maioria das vezes, sem  autopromoção,  junto a todos os órgãos a nível municipal, estadual e também nacional, tudo aquilo que é de interesse da categoria, até mesmo anonimamente. Sem procurar promoção em cima de qualquer situação, desde a  histórica e permanente luta por  melhor remuneração, até a real busca da dignidade de nossos servidores.

 Leonel Lucas Lima

Diretor Presidente ABAMF/BM/BM-RS