GAÚCHA: Em 80 km, reportagem encontra apenas 7 viaturas da BM na Capital

Na Avenida Azenha, dois PMs atendiam uma ocorrência nesta manhã Foto: Felipe Daroit / Gaúcha
Na Avenida Azenha, dois PMs atendiam uma ocorrência nesta manhã
Foto: Felipe Daroit / Gaúcha

Apenas seis PMs foram vistos fazendo policiamento no trecho

A falta de segurança na Capital fica ainda mais escancarada quando alguém tenta encontrar policiais da Brigada Militar (BM) circulando pela cidade. Na manhã desta terça-feira (5), a reportagem percorreu 80 quilômetros nas zonas norte, centro, sul e leste. Em todo o trajeto foram avistadas apenas sete viaturas circulando e outrosseis brigadianos fazendo policiamento.

Na Avenida Salgado Filho, por exemplo, no horário de abertura das lojas, por volta das 8h, não havia nenhum PM caminhando na região. Na Avenida Azenha, outro ponto de muito movimento de pedestres e de lojistas, por volta das 10h30, a reportagem encontrou dois PMs.

Na zona norte, no percurso por vias como Avenida do Forte, Nilo Peçanha, Sertório e Assis Brasil, duas viaturas cruzaram pela unidade móvel da Rádio Gaúcha. Outras quatro foram vistas nas avenidas João Pessoa, Loureiro da Silva, Borges de Medeiros e na rua Garibaldi.

Na zona sul, em várias vias percorridas, apenas uma viatura foi encontrada pela reportagem nas imediações do Barra Shopping. Havia outras viaturas estacionadas em postos da Brigada Militar, no Parque da Redenção e em frente ao Palácio da Polícia.

Em duas horas, três viaturas da BM são vistas nas ruas de Caxias

Das 9h30 até as 11h30min, reportagem percorreu seis bairros

Na manhã desta terça-feira (5) a reportagem da rádio Gaúcha Serra percorreu 25 quilômetros e foi até seis bairros de Caxias do Sul. Em todo o trajeto, apenas três viaturas da Brigada Militar foram encontradas.

A reportagem saiu da Rua 20 de Setembro, na área central, e seguiu até a Perimetral Sul. Na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar, que fica quase às margens da Perimetral Sul, no pátio quase não havia viaturas estacionadas. Um pouco mais à frente, na esquina da Perimetral Sul com a Avenida Bom Pastor, havia uma viatura parada com dois policiais do lado de fora. A via dá acesso ao bairro Kayser.

Em seguida, percorremos os bairros Marechal Floriano, Pio X, São Pelegrino e Rio Branco. A reportagem apenas encontrou uma segunda viatura nas proximidades da igreja do bairro São Pelegrino, uma caminhonete. Uma outra caminhonete da BM foi vista na Rua Sinimbu, em direção à BR-116.

Na esquina da Rua Sinimbu com a Rua Angelina Michelon, onde há um toldo em que costumam ficar policiais militares, também não havia PMs.

Na zona leste de Caxias do Sul, no bairro Cruzeiro, no trecho percorrido da Rua Luiz Michelon, a reportagem não encontrou viaturas.

Conforme o comandante interino do 12º BPM, major Émerson Ubirajara, no horário em que a reportagem encontrou os policiais na Perimetral Sul, por volta das 9h50min, as demais viaturas que circulavam pela cidade estavam atendendo a ocorrências. A principal delas, foi a recuperação de um veículo furtado. Nessa ação, dois homens foram detidos, um deles estava foragido desde outubro do ano passado.

GAÚCHA