Assaltos a bancos e a agência lotérica em União da Serra duraram 10 minutos

17988286Bandidos usaram reféns como escudo na rua

Homens fortemente armados precisaram de 10 minutos para assaltar dois bancos, uma agência lotérica e uma farmácia em União da Serra, município com cerca de 1,5 mil moradores na região de Guaporé. O ataque simultâneo ocorreu por volta das 13h15min de sexta-feira. Ninguém ficou ferido.

O bando chegou na cidade num Fiat Stilo e estacionou na Avenida Monsenhor Paulo Chiaramont, via que concentra o comércio no centro da cidade. Em seguida, pelo menos cinco ladrões desembarcaram do carro e usaram um machado para quebrar os vidros das agências do Sicredi e do Banrisul.

Dentro dos bancos, a quadrilha rendeu clientes e funcionários. Os reféns foram levados para a rua, onde se juntaram a outras pessoas. O grupo foi usado como escudo para um eventual confronto com a polícia. Dono de uma farmácia e de uma lotérica, o comerciante Maurício Lazzaretti estava entre os reféns:

— Eles chegaram muito rápido e também entraram na nossa lotérica para assaltar. Viram a farmácia que funciona no mesmo espaço da lotérica e levaram o dinheiro dali. Me levaram pra rua perto de umas 10 pessoas para servir como escudo. Foi muito rápido — descreve Lazzaretti.

Os ladrões fugiram em direção ao município de Itapuca, e levaram o gerente do Sicredi como refém. O funcionário do banco foi liberado em seguida. Pela estrada, a quadrilha espalhou miguelitos (pregos retorcidos e colados). No momento do ataque, os PMs responsáveis pela segurança de União da Serra estavam em outro local e chegaram minutos depois da fuga.

A cidade conta com três policiais militares, que prestam atendimento em outras cidades. A Brigada Militar (BM) mobilizou equipes de Guaporé, de Serafina Corrêa e de municípios da região, mas nenhum criminoso havia sido identificado ou preso até a tarde de sexta-feira. Um carro usado no roubo foi abandonado pelos bandidos.

O secretário municipal de Administração de União da Serra, Gerson Chiodi, considera o crime de sexta-feira como uma ação atípica. Em 2014, ladrões usaram explosivos para tentar arrombar o cofre do Sicredi.

— Vimos todo o assalto da porta da prefeitura. Entendo que a violência aqui é rara, mas ficaria melhor se os nossos PMs atuassem apenas em União da Serra, o que não ocorre — pondera Chiodi.

ZERO HORA