Saiba quem é a capitã que assumirá a BM de Venâncio Aires

853203db634f0842ac9ef0eacd84eb3ce59211a9cc3b1910337a9153cbde47c7Sheila Letícia Ziemann Gaira deve ser oficializada como comandante da 3ª Cia da Brigada Militar da Capital do Chimarrão nesta sexta-feira, 22

Em breve, a Brigada Militar de Venâncio Aires passará a ser comandada por uma mulher. Após a ida do capitão Fábio Bilhar a Porto Alegre, o que aconteceu no início de junho, agora a capitã Sheila Letícia Ziemann Gaira assume o comando da 3ª Cia da Brigada Militar da Capital do Chimarrão. A transferência da capitã ainda não está oficializada – o nome de Scheila ainda precisa aparecer no boletim interno da corporação – mas a expectativa é que isto aconteça ainda nesta sexta-feira, 22.

Há 22 anos na BM, a capitã foi indicada ao cargo pelo comandante regional da Brigada Militar do Vale do Rio Pardo (CRPO), tenente-coronel Valmir José dos Reis, e ela prontamente aceitou o desafio. “Sei que Venâncio Aires tem um efetivo que trabalha bastante. Pretendo manter o que está bom e tentar realizar um trabalho diferenciado”, comentou ela. Uma de suas áreas de atuação é relacionada ai trabalho comunitário. “Este é o viés que costumo trabalhar. A partir de políticas e policiamento comunitário, pretendo afzer a diferença”, comentou.

A possibilidade de comandar a BM de um município com a importância de Venâncio Aires é visto como um prêmio pela capitã. “A partir da maturidade que eu adquiri ao longo dos anos na Brigada eu pretendo levar para a comunidade venâncio-airense uma visão diferente”, completou.

Natural de Candelária, Scheila é bacharel em direito e especialista em Gestão e Políticas de Segurança Pública pela Unisc. Ela ingressou na Brigada em 1994 em Santa Cruz, ainda como soldada. Em 2006, transferiu-se para Porto Alegre onde fez curso para tornar-se sargento e lá permaneceu por três anos. De 2008 a 2009 estudou no curso superior da Brigada Militar e fez um concurso para tornar-se capitã. De volta a Santa Cruz, comandou a 2ª Cia da Brigada Militar de 2009 a 2010 e, após, passou a trabalhar na sessão de patrimônio e logística do CRPO. Há um ano, chefiava também o setor de operações e treinamentos da corporação.

Para os venâncio-airenses ter uma mulher no comando da BM não é uma novidade. Scheila é a segunda capitã a assumir o cargo no município e, para ela, não muda nada em relação ao trabalho realizado pelos homens. “É uma questão de gênero. Apenas isso. Meu foco é trabalhar e fazer o meu melhor”, finalizou.

Gazeta do Sul