VÍDEO: Propaganda sobre Olimpíada com Ronaldinho mostra perseguição policial e causa polêmica

113

O objetivo da marca de roupa era retratar o esporte como base de união

Por: ZH Esportes

A marca norueguesa de roupas e acessórios esportivos XXL Sports & Villmark, lançou uma campanha sobre a “realidade” do Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos, e causou polêmica.

A propaganda é intitulada “Sports Unites All”. Nela, um menino encontra uma carteira perdida em uma favela carioca e é perseguido pela polícia. As imagens lembram um filme de ação, onde o garoto corre até descobrir que o dono da carteira é o jogador Ronaldinho Gaúcho.

Ao final, a campanha acaba com o jogador, o menino e os policiais jogando uma pelada.

No Brasil, o comercial norueguês dividiu opiniões. Para alguns existiu um preconceito contra a polícia brasileira, além do fato de o menino ser branco e o policial ser negro. Já para outros, a campanha mostrou que o noruegueses conseguem melhor retratar o país, do que os próprios brasileiros.

Em um comunicado, a marca afirmou que o objetivo do comercial é falar sobre o esporte como unidade e solidariedade, ao estabelecer bases de união e diálogo.

— O esporte cria esperança em face de um cotidiano difícil para muitas pessoas. No Brasil todos amam futebol, quase sem exceção. Jogar futebol ou outro esporte é definitivamente algo positivo. Pode superar obstáculos e resolver conflitos — disse a marca.

*ZHESPORTES