ZERO HORA: Governo do RS convoca 1,2 mil novos policiais militares

21023927Candidatos serão submetidos a exames médicos e devem começar curso em novembro 

O governo do Estado anunciou nesta terça-feira a convocação de 1.272 mil candidatos aprovados no concurso público para soldado da Brigada Militar. O chamado foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira. Agora, os interessados nas vagas passarão por uma bateria de exames médicos e de aptidão física antes de iniciarem o treinamento. A projeção da BM é de que os novos PMs comecem a atuar na ruas a partir de março de 2017, na condição de estagiários operacionais, sob supervisão de superiores. Eles poderão realizar policiamentos sozinhos após concluírem os oito meses de curso na Academia de Polícia Militar.

A lista publicada tem os nomes de 1.040 candidatos às vagas existentes e outros 232 suplentes (caso haja alguma desistência ou reprovação nos quesitos exigidos no edital). Em agosto, o governo chegou a anunciar que convocaria 530 PMs, mas isso não foi formalizado.

No início do mês, um novo anúncio: de que seriam chamados 770 policiais militares. Agora, o Piratini decidiu convocar os dois contingentes de uma vez só.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, disse que o treinamento deve ser iniciado até novembro.

— É uma reposição importante para o efetivo da instituição. Vamos agilizar os procedimentos necessários para inclusão dos concursados para que, até o final de outubro, início de novembro, possamos iniciar o curso — afirmou.

Além dos aprovados no concurso da Brigada, 260 soldados foram chamados para iniciar o curso de formação de Bombeiro Militar. Eles também precisarão passar pelos exames de avaliação médica, que, a exemplo dos brigadianos, ocorrem entre os dias 10 e 12 de outubro. Os candidatos são submetidos a avaliações psicológicas e toxicológicas, em parte custeadas pelos próprios aspirantes a soldados.

O salário inicial dos soldados da Brigada Militar é de R$ 3,1 mil. A convocação dos novos policiais faz parte da segunda fase do Plano Estadual de Segurança Pública, lançado no final de junho pelo Piratini.

confira-edital-bombeiro-1

confira-edital-soldadobm