Governo do RS propõe parceria com os municípios na área de segurança

Sistema de Segurança Integrada com Municípios foi lançado na manhã desta quinta-feira no Palácio Piratini

O Governo do RS lança, na manhã desta quinta-feira, o Sistema de Segurança Integrada com Municípios do RS (SIM/RS), que pretende ser um projeto para centralizar e planejar estrategicamente as ações de segurança nos municípios.

Metas como a integração de sistemas de videomonitoramento, padronização das guardas municipais e integração dos bancos de dados da segurança pública são anunciadas pelo secretário da Segurança, Cezar Schirmer.

“É uma questão de otimização dos recursos que temos. Financeiros e humanos. Não é possível que tenhamos 4,5 mil guardas municipais no Estado e não tenhamos neles uma força efetiva na segurança integrada”, disse o secretário.

O secretário não estabeleceu metas ou prazos para o SIM/RS.

“Será um programa permanente e aberto não só aos órgãos públicos. O essencial é criarmos uma cultura de paz. Os municípios são fundamentais para isso”, diz.

Assinaram a adesão ao SIM: Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Montenegro, Bento Gonçalves, Pelotas, Pinhal Grande, Esmeralda, Antônio Prado, Tapejara, Fontoura Xavier, Garibaldi, Ibiraiaras, Nova Petrópolis e Imigrante.

ZERO HORA