Em mais de cinco anos, é a primeira vez que a BM trabalha com um aumento real de efetivo no RS
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, nesta sexta-feira (21), o comandante da Brigada Militar (BM), coronel Andreis Dal’Lago, disse que cerca de 70% dos 1.018 policiais que se formaram nesta semana irão atuar na Região Metropolitana de Porto Alegre. A maioria ficará na Capital. Na manhã de hoje, 434 policiais se formaram no ginásio Gigantinho.
Na quinta-feira (20), outros 398 também se formaram no mesmo local e na quarta-feira (19) mais 157 em Tramandaí. A partir de segunda-feira, estes brigadianos irão atuar em 21 cidades com maior índice de criminalidade do Rio Grande do Sul, ficando no eixo entre a Serra, Vale do Sinos, Litoral Norte e Região Metropolitana.
Todos os agentes irão atuar no policiamento ostensivo. Eles ficarão 60 dias em ações conjuntas e em operações. Após esse período, passarão a atuar de forma isolada ou em dupla.
— O objetivo é fazer com que eles fiquem nestas 21 cidades, mas eventualmente algum pode ir para um município que tenha determinada carência de efetivo — ressaltou Dal’Lago.
Ele lembra que uma das metas do seu comando é fazer manter cinco brigadianos em todas a cidades que tenham mais de 4 mil habitantes. Ou seja, são 107 municípios gaúchos. Em médio prazo, a BM pretende chegar a um número aproximado de 37 mil policiais. Um novo concurso a partir de 2018 já prevê 4,1 mil vagas.
Efetivo
GAÚCHA