Governo Sartori propôs plebiscito para consultar eleitores gaúchos sobre a venda de CEEE, CRM e Sulgás
O relatório que propõe a realização de um plebiscito para consultar a população sobre a privatização de três estatais – CEEE, Sulgás e CRM – será apresentado na terça-feira (22) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia. O parecer é do deputado Lucas Redecker (PSDB), aliado do governo.
O Piratini acredita que a privatização é necessária como parte do plano de ajuste financeiro proposto pelo governador José Ivo Sartori.
— Defendemos esta visão por vários motivos, entre os quais se destacam a situação financeira do Estado e a necessidade de foco do Poder Público nas áreas consideradas essenciais: saúde, educação e segurança. O Estado não tem que se envolver em áreas que não são prioritárias. A ideia é que o governo foque nesses temas que são caros à população — afirmou à Rádio Gaúcha o líder do governo na Assembleia, deputado Gabriel Souza (PMDB).
A intenção do Piratini é votar o parecer do relator já na terça-feira. No entanto, o governo trabalha com a possibilidade de pedido de vista por parte das bancadas de oposição, como o PT e o PC do B.
Para que o relatório seja aprovado, são necessários no mínimo sete dos 12 votos da CCJ – e a base do governo acredita contar com esses votos hoje. Depois da apreciação na comissão, a proposta de realização de plebiscito passa a ser analisada pelo plenário da Casa.
Caso seja aprovada pelos deputados, a ideia é consultar a população sobre a privatização juntamente com a eleição de 2018.