Policiais Militares salvam vida de bebê que estava engasgando em Viamão

Soldado tinha treinamento de emergência por ser salva-vidas | Foto: Brigada Militar / Divulgação / CP

Soldado tinha treinamento para situações de emergência, pois atua de salva-vidas

Correio do Povo

Os policiais militares Fraga, Storgatto, Pasturiza e Aguirre, da viatura Palio Weekend, prefixo 10105, do Pelotão de Operações Especiais do 18º BPM de Viamão salvaram a vida de um bebê, uma menina com pouco mais de um mês de vida, no final da tarde de domingo. O efetivo da Brigada Militar estava atendendo uma ocorrência no bairro Lago Tarumã, quando viram passar um Renault Sandero em alta velocidade. Imaginando que se tratava de um veículo roubado, os brigadianos começaram uma perseguição que se estendeu pela ERS 118 e terminou no bairro Viamar, onde o carro foi abordado. Interpelado, o motorista contou que estava se deslocando para a casa de uma vizinha, na rua Califórnia, na mesma região, pois a criança dela estava engasgada e não conseguia respirar mais. A esposa do condutor havia ligado para ele pedindo ajuda.

Os policiais militares foram imediatamente com o motorista até a moradia que ficava nas proximidades. “Desembarquei correndo da viatura no pátio. A mãe estava em pânico. Peguei a menina que já estava ficando com a pele arroxeada e fiz a Manobra de Heimlich, colocando-a de bruços sobre a mão e dando palmas para expelir que obstruía as vias aéreas”, lembrou o soldado Felipe Fraga, que possui treinamento para situações de emergência pois atua como salva-vidas na época da Operação Golfinho da BM durante o veraneio e também tem habilitação em busca e resgate.

“Ela tinha mamado e a mãe foi dar banho, provavelmente vomitou e bloqueou as vias áreas. Mesmo após a desobstrução, a situação permanecia crítica e foi decidido então levar a criança para o Hospital de Cardiologia-Hospital Viamão. “Ela tinha um choro fraco e muita dificuldade de respirar. Desloquei com a criança na viatura e no caminho tive de efetuar novamente a Manobra de Heimlich. Chegamos com ela desacordada no hospital”, explicou.

Na emergência foi realizada a aspiração das secreções e colocada a criança no oxigênio. “A pediatra assumiu e falou depois que os minutos foram preciosos”, disse o soldado Felipe Fraga. O bebê permanece internado, mas já sem risco de morte. Os policiais militares estiveram inclusive fazendo uma visita. “Na foto parece que a criança estava olhando para mim e sorrindo. A gente fica agradecido por ter prestado socorro”, concluiu.