Brigada Militar completará 180 anos no próximo sábado

No mesmo dia, os aspirantes da turma de 1967 da Academia de Polícia Militar completarão 50 anos de formatura

ZERO HORA

Não se aplica / Arquivo Pessoal

No próximo sábado, dia 18, a Brigada Militar completa 180 anos. Criada em 1837 com a denominação inicial de Corpo Policial da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, passou a chamar-se Força Policial em 1873. A partir da proclamação da República, em 1889, intitulou-se Guarda Cívica.

Alguns anos mais tarde, em 1892, recebeu as seguintes denominações: Corpo Policial, Brigada Policial, novamente Guarda Cívica e, finalmente, Brigada Militar. Tem como patrono o coronel Affonso Emílio Massot, oficial de grande destaque ao longo de sua trajetória. Em comemoração, hoje, às 18h30min, na Catedral Metropolitana, o arcebispo metropolitano, dom Jaime Spengler, vai celebrar missa alusiva à data.

Amanhã, sexta-feira, o comandante-geral, coronel Andreis Sílvio Dal’Lago, estará recebendo convidados para um café da manhã. No sábado, às 9h30min, haverá a formatura do Curso Superior de Tecnologia e Gerenciamento de Policial Militar (CSTGPM), com entrega de medalhas e comendas, na Academia de Polícia Militar (Avenida Coronel Aparício Borges, 2.001). À noite, às 21h, será realizado o Baile das Espadas do CSTGPM, no Clube Farrapos (Rua Professor Cristiano Fischer, 1.331).

 Na terça-feira, dia 21, às 15h, haverá uma sessão solene na Câmara de Vereadores, e, às 18h, uma palestra sobre a importância do Patrimônio Histórico da BM, no Auditório do QG (Rua dos Andradas, 522). Também no sábado, os aspirantes da turma de 1967 da Academia de Polícia Militar da Brigada Militar estarão completando 50 anos de formatura.

Para celebrar, no último dia 10 houve um reencontro dos antigos companheiros, com a colocação de uma placa para marcar a data.

Colaboraram Clélia Admar e Luiz Fernando Borges Fortes Spalding