Após polêmica em concurso da BM, organizadora garante que provas não serão canceladas

Nome do secretário da segurança era a resposta certa sobre questão envolvendo contratação de servidores. (Reprodução/Twitter)

Fundatec informou, no entanto, que anulação de questões não foi descartada

A organizadora do concurso da Brigada Militar, que teve provas realizadas no fim de semana, divulgou nota na tarde desta segunda-feira (18) informando que a seleção seguirá “dentro da normalidade, conforme procedimentos estabelecidos no cronograma”. Segundo a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), as provas não serão canceladas.

O concurso causou polêmica porque algumas questões citavam diretamente integrantes do governo, o que estaria ferindo o princípio da impessoalidade. Além disso, outras perguntas tratavam de medidas do governo Temer e de temas de repercussão no Estado, como o abate de cervos do Pampas Safari e o fechamento da exposição Queermuseu.

Em uma delas, de número 44, a pergunta é: “Em julho de 2017, o governo do Estado anunciou a abertura de 6,1 mil vagas para reforçar a segurança pública no RS. (…) Quem era o secretário à frente da Secretaria de Segurança Pública (SSP) quando essa medida para reduzir o déficit de pessoal nos órgãos pertencentes à segurança pública foi instituída”? As cinco opções de resposta oferecidas foram: Airton Michels, Wantuir Jacini, José Paulo Cairoli, José Ivo Sartori e Cezar Schirmer.

Na nota, a Fundatec informou que todas as questões foram elaboradas com base no conteúdo previsto em edital, sem participação do governo do Estado, e que as perguntas também são baseadas em temas que são divulgados pela imprensa. A fundação informou ainda que “não houve intenção da banca em polemizar sobre os temas”.

A assessoria de comunicação da Fundatec disse ainda que a possibilidade de anulação das questões não está sendo discutida neste momento, embora não tenha sido descartada completamente.

Durante a manhã, o comandante-geral da BM, coronel Andreis Dal’Lago, disse que a instituição foi surpreendida pelo conteúdo das questões, e que estudava cancelar de três a cinco questões da prova teórica. Procurada nesta tarde, a assessoria de imprensa da Brigada se limitou a dizer que apenas a Fundatec estava se manifestando sobre o assunto.

Também nesta segunda, o secretário da Segurança, Cezar Schirmer, que é citado na prova, afirmou – via Twitter – que pediu “explicações convincentes” ao Comando da BM sobre as questões.

O concurso da Brigada Militar oferece 4,1 mil vagas e teve mais de 42 mil candidatos inscritos. A abstenção foi de 11,80%.

Leia, na íntegra, a nota divulgada pela Fundatec

A Fundatec – Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências, com quase 45 anos de existência, sempre atua com imparcialidade, respeitando os princípios de isonomia, ética, impessoalidade, Legalidade, Moralidade e Publicidade. Possui a ISO 9001, que certifica todos os procedimentos adotados, executora de diversos concursos públicos do país, com aplicação de provas em mais de 500 concursos e processos seletivos, nas esferas públicas e privadas, sendo apartidária e impessoal.

Informamos que todas as questões elaboradas para a prova do Concurso da Brigada Militar foram formuladas conforme conteúdo programático previsto no Edital de Abertura e sem nenhuma participação do Governo do Estado e, especificamente da Brigada Militar, respeitando todos os princípios de segurança e sigilo, sendo a Fundação responsável pela formulação das provas, tendo como Bancas contratadas especialistas em suas áreas correspondentes, que seguem o padrão de excelência e passam por avaliações criteriosas.

Em relação à Prova de Conhecimentos Gerais, os conteúdos estão definidos sobre tópicos atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, desenvolvimento sustentável e ecologia e atualidades nacionais, estaduais ou locais, tendo como referências jornais, revistas, rádio e televisão. As questões abordaram assuntos de amplo conhecimento, que circulam na imprensa de forma incessante, e que são temas da atualidade, com extrema relevância social, importantes à história do País e do Estado do Rio Grande do Sul, local onde o candidato aprovado exercerá a função. O que se espera de um aspirante a um cargo público para o estado do Rio Grande do Sul é que conheça esses temas.

Em nenhum momento houve a intenção da Fundatec e da banca em polemizar sobre os temas, apenas abordar sobre o contexto social atual, programa este previsto em Edital, sendo involuntário e não perceptivo até sua repercussão, sobre a forma textual construída. O concurso foi executado para mais de 42 mil candidatos, em 21 locais de prova e ocorreu com tranquilidade. A abstenção foi de 11,80% e o certame seguirá dentro da normalidade, conforme procedimentos estabelecidos no cronograma divulgado no Edital de Abertura.