Diário de Santa Maria: Brigada Militar recebe coletes à prova de balas

Foto: Lucas Amorelli / New CO DSM

Os 310 equipamentos foram distribuídos entre 29 municípios da região

A falta de coletes balísticos para os policiais do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Central da Brigada Militar (BM), que foi notícia há pouco menos de um mês, está solucionada segundo o comando.

Um lote com 310 coletes chegou à cidade na última quinta-feira. Parte – 100 equipamentos – já foi distribuída para o 5º Regimento de Polícia Montada (5º RPMon), com sede em Santiago e que atende 10 municípios. Outros 200 foram encaminhados ao 1º RPMon, de Santa Maria, que abrange 19 cidades da região. Ainda, 10 ficaram com os policiais do CRPO Central que também fazem atividades nas ruas.

O problema ocorreu depois que pelo menos dois lotes de coletes à prova de balas da BM expiraram a validade no começo de julho. O resultado é que policiais que estavam atuando nas ruas passaram a ficar dentro do quartel.

Segundo o tenente-coronel Ricardo Alex Hofmann, os policiais do 2º Batalhão de Operações Especiais receberam de volta os coletes que haviam emprestado aos PMs de Santiago. Ou seja, a situação está normalizada.

– Não temos um colete para cada policial, que seria o ideal, mas essa remessa nos permite ter um planejamento operacional adequado, inclusive com emprego dos alunos soldados e os alunos do curso de sargento no policiamento e em operações – disse o tenente-coronel.

Ainda conforme Hofmann, os coletes foram conseguidos depois de uma negociação entre o Comando-Geral da BM, a Secretaria de Segurança Pública do Estado e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Uma licitação foi lançada no começo de julho, com previsão de entrega de novos coletes para 90 dias, a contar da abertura do processo.