Reforma coloca mais 25 policiais na ostensividade

Tenente-coronel Reis afirma que a segunda etapa da reforma administrativa vai levar mais 60 dias
Tenente-coronel Reis afirma que a segunda etapa da reforma administrativa vai levar mais 60 dias

Comando Regional do Vale do Rio Pardo já articula segunda etapa da reorganização

Policiais do setor administrativo realocados às ruas. Essa é a principal ação desencadeada pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio Pardo (CRPO-VRP) para minimizar a carência de efetivo, que se aproxima de 40%. A reorganização possibilitou que, desde a última semana, 25 brigadianos atuem no patrulhamento de três das maiores cidades da região. São 14 em Santa Cruz do Sul, oito em Cachoeira do Sul e três em Rio Pardo. Uma nova etapa da reforma já é estudada e deve ser completada em 60 dias.

O comandante regional da BM, Valmir José dos Reis, afirma que a reforma tem como principal objetivo fortalecer o policiamento ostensivo. Segundo ele, a ação enxuga, mas não desqualifica o trabalho administrativo. “Levamos 60 dias para concretizar a primeira fase da reforma. Esses PMs já estão nas áreas centrais de Cachoeira do Sul, Rio Pardo e Santa Cruz. São esses locais que têm a maior concentração bancária, de pessoas e de veículos das cidades-sede dos batalhões e, por isso, estão mais vulneráveis aos criminosos”, revela.

Reis ressalta que a segunda etapa da otimização dos quadros da BM do Vale do Rio Pardo deve ser concluída nos próximos 60 dias. Ela consiste na maior concentração do trabalho administrativo pelo próprio Comando, o que deve liberar efetivo nos três batalhões da região – 2º BPM, em Rio Pardo, 23º BPM, em Santa Cruz, e 35º BPM, em Cachoeira do Sul –  para o patrulhamento nas ruas. O coronel salienta ainda que o CRPO vai receber novos policiais no momento que o Estado contratar os classificados no concurso público, já realizado.

Reis alega que as ações desencadeadas pelo Programa Avante reduziram algumas modalidades de crimes em 2016. Os casos de furtos abigeatos, por exemplo, diminuíram. Além disso, houve um acréscimo no número de prisões e de armas apreendidas, Esse trabalho, conforme o comandante, foi desenvolvido através de fiscalizações e das Operações Combo, Quatro Rodas e Duas Rodas.

Gazeta