Servidores bloqueiam via de acesso a presídios

ZERO HORA: Servidores bloqueiam via de acesso a presídios e atrasam visitas em Charqueadas

Iniciativa de servidores ligados ao Amapergs ocorre em protesto contra o parcelamento de salários e projeto de lei que modifica regime de trabalho da categoria

Cerca de 50 integrantes do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul (Amapergs) estão bloqueando desde às 2h da madrugada deste sábado a estrada de acesso às três prisões do município de Charqueadas: as penitenciárias modulada e a estadual e a Pasc.

Os funcionários públicos formaram barricadas com a queima de pneus. A ação está impedindo acesso aos presídios e, com isso, atrasando as visitas aos detentos. Vice-presidente do Amapergs, Cláudio Fernandes informou, às 9h30min deste sábado, que o bloqueio prosseguia. Ele disse que ainda não era possível afirmar se haveria desbloqueio para permitir o acesso dos visitantes dos apenados.

Em decorrência da ação dos servidores, Fernandes relatou que presos atearam fogo em colchões no pátio de duas das três cadeias.

A iniciativa dos servidores ocorre em protesto contra o governo estadual pelo parcelamento de salários e também pelo envio à Assembleia do projeto de lei 245, que mexe com o regime de trabalho dos trabalhadores penitenciários. Segundo Fernandes, a mudança proposta pelo governo de José Ivo Sartori irá determinar três “conferências” diárias, uma delas à noite, o que demanda a saída dos apenados das celas e deslocamento para o pátio. O sindicalista entende que isso não será bem aceito pelos presos, o que poderá incentivar motins.