Competição Estadual Bombeiro de Ferro encanta o público em Erechim

Competição Estadual Bombeiros de Ferro

Por Alan Dias / JBV Online

A etapa estadual da competição Bombeiro de Ferro, realizada na tarde deste sábado, 24 de junho, levou um bom público a Praça Jaime Lago em Erechim. Adultos, crianças e idosos acompanharam e torceram por bombeiros militares de todo Estado, enfrentando provas de força, resistência e superação.

O percurso consistia em subir 15 metros de escadas, sendo necessário pisar em todos os degraus, carregando uma mangueira de seis quilos, lá no alto o competidor precisava puxar, usando apenas os braços, sem apoio do corpo, uma mangueira de 15 quilos, descer, deslocar a marretadas uma barra de ferro de 50 quilos, correr 20 metros ao redor de cones, usar uma mangueira para derrubar com água um alvo e após, resgatar através de um corredor, um boneco de 70 quilos, tudo isso usando traje completo, que pesa em torno de 20 quilos, e máscara de oxigênio. No geral, todos os bombeiros participantes conseguiram completar o percurso em menos de dois minutos.

O público entendeu o alto grau de dificuldade das provas e incentivou igualmente todos os competidores com aplausos e muita torcida.

Após a disputa entre os bombeiros homens, foi a vez das mulheres entrar na arena, encarar e superar os desafios, com pequenas adequações nas provas. Os bombeiros então abriram a disputa para o público, que pôde sentir na pele a dificuldade enfrentada por estes militares em um combate a incêndio ou resgate de pessoas.

Quem esteve na praça ainda pode aproveitar para visitar o quartel, conhecer os caminhões Auto Bomba Tanque, apreciar a coleção de miniaturas destes caminhões, saborear um bom mate com erva e água quente grátis e lanchar nos food trucks espalhados pelo local. Além disso, a criançada aproveitou para ser fotografada devidamente uniformizada com o traje de bombeiro.

Esta foi a primeira vez que Erechim sediou a competição Bombeiro de Ferro e o evento fez parte das comemorações dos 50 anos do Corpo de Bombeiros Militar em Erechim.