Bombeiros se unem para entregar presentes na Casa Aberta

Diego da Rosa/GES
Bombeiros se voluntariaram para entregar presentes para crianças e jovens da Casa Aberta em São Leopoldo Às 15h30

Quando o socorro é formado por carinho:

Ação solidária teve a participação de 58 bombeiros Daniel Stein Rohr

Às 15h30 desta terça-feira (19), moradores do bairro Arroio da Manteiga foram surpreendidos pelas sirenes de dois caminhões do Corpo de Bombeiros. O som, que normalmente indica urgência e necessidade de socorro, desta vez foi prenúncio de outro tipo de ajuda. Faltando menos de uma semana para o Natal, bombeiros do Corpo de Bombeiros de São Leopoldo se uniram em uma ação voluntária para doar alimentos, materiais de limpeza e brinquedos para os 52 jovens da Casa Aberta, um dos principais lares de passagem da cidade.

Por ser uma data com forte apelo familiar, o Natal acentua a falta que os jovens sentem da família. Das 52 crianças, 32 vão passar a festividade na Casa Aberta. “O Natal é um tempo de reflexão para todo mundo, e para as crianças não é diferente.  Por isso essa demonstração de carinho, com a doação de brinquedos, ajuda a atenuar essa sensação”, explica a assistente social Joiza Prates de Oliveira, que trabalha na Casa Aberta há três anos e meio. A iniciativa teve adesão voluntária dos 58 bombeiros que compõem o Corpo de Bombeiros e o 2º Batalhão de Bombeiros.

“Energia revitalizadora”, afirma comandante

Recebidos com sorrisos, abraços e beijos, os bombeiros se deixaram levar pelo afeto das crianças. Para a comandante do Corpo de Bombeiros de São Leopoldo, Karyn Savegnago de Oliveira, a iniciativa vai ao encontro de uma das atividades-fim do Corpo de Bombeiros: ajudar ao próximo. “A gente sabe o quanto isso significa para eles, mas para gente também é um presente receber a gratidão deles, poder proporcionar essa alegria”, afirma. Comandante do 2º Batalhão de Bombeiros, Marcus Vinicius Falcão Sperinde concorda. “Para nós é muito importante essa integração com a comunidade. Com essa iniciativa, os adolescentes podem aumentar a esperança de realizar os próprios sonhos”, diz.

Entidade aceita doações

A Casa Aberta é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, cuja existência depende de repasse de entidades governamentais, de promoções e doações da comunidade. A entidade abriga 52 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente, a entidade conta com 32 funcionários, 3 estagiários e 10 voluntários. O lar de passagem a funciona 24 horas, sete dias por semana. São oferecidas seis refeições diárias para os jovens. De acordo com a assistente social Joiza de Oliveira, a entidade aceita doações durante todo o ano. No momento, as principais necessidades são material de limpeza, leite e fraldas.

Jornal VS