PROERD já capacitou mais de 1 milhão de pessoas no RS

86

Foto: Soldado Mayara/5º RPMon

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e redução do uso indevido de drogas e o combate a violência na comunidade escolar, já capacitou 1 milhão de crianças e adolescentes, em 22 anos de atuação.

Oportunizando novos conhecimentos e possibilidades, o projeto, desenvolvido pela Brigada Militar, já atuou em todos os municípios do RS. Para isso, mais de 60 mil instituições de ensino, públicas e particulares, receberam palestras, reuniões e visitas ao longo deste período.

Originário do projeto norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), o Proerd foi iniciado em 1998. De lá para cá, em mais de duas décadas de atividades, consolidou-se no cenário estadual, nacional e internacional como um programa de referência em prevenção primária, uma vez que utiliza currículos específicos para a educação infantil, realizando atividades interativas e divertidas, que contribuem no desenvolvimento de competência social, habilidades de comunicação, autoestima, empatia, tomada de decisões positivas, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência.

“O objetivo do programa é encorajar as crianças, em idade escolar, e ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência.

“O Proerd trabalha através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas, bem como, da importância de ser responsável e da consequência das ações em suas vidas”, destacou Major Karine Pires, Coordenadora Técnica Estadual do Proerd/RS.